terça-feira, 12 de outubro de 2010

Alexander McQueen RTW Spring 2011

É difícil conceber uma tarefa mais ingrata na moda do que assumir o cargo de um designer como Alexander "Lee" McQueen, mas Sarah Burton é precisamente o tipo de potência silenciosa, que tem tudo para agarrar o seu legado e arrastá-lo até onde ele precisa ir para sobreviver e prosperar. Por mais que ela tenha trabalhado ao lado de McQueen por 15 anos e tenha claramente uma ligação simbiótica com a sua visão muito particular, é seu gênero que é seu maior patrimônio e ponto de diferença, pelo menos foi a forma que mostrou em seu desfile. O primeiro look poderia ficar como um manifesto para o futuro: a casaca é uma peça tradicional McQueen, mas aqui foi atenuada, com bordas inacabadas e duras, o ombro pico que foi outra marca registrada de McQueen foi cortado em aberto, descontraído.

Burton também suavizou a encenação, um conceito que sempre foi tão crítico a um show McQueen. Onde suas narrativas eram freqüentemente "dark", desconcertando coisas, ela optou por um clima favorável: um pagão, o espírito da Terra-Mãe. A mulher em seu show começou como uma simples tela branca e foi constantemente recuperada pela natureza: embrulhado em bordados de folhas, em folhas de couro preto, em um brocado de ráfia aparado, nas asas de borboletas monarca ou uma massa envolvente de penas. O artesanato foi surpreendente, como o vestido da borboleta monarca, por exemplo, ou um vestido com uma couraça de palha de milho dourado e saia de penas de faisão, ou outro vestido de organza plissada que parecia um desdobramento de uma anêmona-do-mar.

O que não mudou com este show foi a fantasia que definiu o trabalho de McQueen. Burton já disse que ficaram muitas idéias ainda inexploradas em seu trabalho com o designer. Agora que já provou sua fidelidade absoluta, sua familiaridade absoluta, vai ser fascinante vê-la aplicar o artesanato e o trabalho de equipe que fez esta coleção um sucesso tão grande de uma nova visão para a casa.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário